– Mestre, qual a diferença entre o céu e o inferno ?
E o Mestre respondeu:
– É muito pequena, mas com grandes conseqüências.
E o Mestre explicou:
– Vi um grande monte de arroz, cozido e preparado como alimento. Ao redor dele, havia muitos homens, quase morrendo de fome. Eles não podiam se aproximar do monte de arroz, mas possuíam longos palitos de 2 a 3 metros de comprimento. No entanto, embora conseguissem apanhar o arroz, não conseguiam levá-lo à boca porque os palitos, em suas mãos, eram longos demais. Assim, famintos e moribundos, embora juntos, permaneciam solitários, curtindo uma fome eterna, diante de uma fartura inesgotável. Meu amigo, isto é o Inferno.
E o Mestre prosseguiu:
– Vi outro grande monte de arroz, cozido e preparado como alimento. Ao redor dele, havia também, muitos homens famintos, mas cheios de vitalidade. Eles, também, não podiam se aproximar do monte de arroz, mas possuíam longos palitos de 2 a 3 metros de comprimento. Eles, também, encontravam as mesmas dificuldades para levar à própria boca o arroz, já que os palitos eram longo demais. Porém, eis a grande novidade: com seus longos palitos, em vez de levarem à própria boca, eles serviam o arroz uns aos outros. Dessa forma, numa grande comunhão fraterna, juntos e solidários, matavam sua fome. Meu amigo, isso é o Céu.
________________________xx___________________________
O que podemos tirar de proveito dessa história? Na verdade, existem inúmeros ensinamentos numa história relativamente curta. Mas podemos pensar que o que realmente importa, é a intenção do ato, pois as ferramentas, os palitos, são iguais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário